Gametogênese: Introdução e Guia para o melhor entendimento da produção dos gametas

Aprenderá sobre Gametogênese que é o processo de produção dos gametas. Introdução à Mitose e Meiose, além de Espermatogênese e Ovogênese.

Gametogênese: Introdução e Guia para o melhor entendimento da produção dos gametas

Antes de mais nada é importante conceituar Gametogênese. Vamos as definições mais encontradas:

continua depois da publicadade

A gametogênese é o processo de produção dos gametas. A produção de gametas masculinos é denominada espermatogênese, e a produção de gametas femininos é denominada ovogênese.

A gametogênese é o processo no qual se formam os gametas masculinos e femininos, células que se fundem no processo de fecundação e garantem nossa reprodução.

A gametogênese é o processo por meio do qual os gametas são produzidos. Enquanto a gametogênese masculina ocorre nos testículos, a gametogênese feminina ocorre nos ovários.

Gametogênese é o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas.

Gametogênese é o processo de divisão e diferenciação de células precursoras haploides ou diploides em gametas haploides.

Gametogênese é o processo de formação e desenvolvimento das células germinativas especializadas, os gametas, que ocorre em organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas.

Dados as diferentes definições, que são a mesma coisa, seguiremos:

continua depois da publicadade

Introdução à Gametogênese

Gametogênese é o processo de formação de gametas que ocorre em organismos geralmente dotados de reprodução sexuada.

O processo de divisão importante para a produção de gametas (células haploides) é a meiose, pois esta reduz à metade a quantidade de cromossomos das células.

A gametogênese masculina é chamada de espermatogênese e a feminina de ovogênese ou ovulogênese.

Tanto a espermatogênese quanto a ovogênese envolvem processos de mitose e meiose (processos de divisão celular).

Primeiro estudaremos uma introdução a Mitose e a Meiose, em seguida veremos bastante coisa sobre Espermatogênese Ovogênese.

continua depois da publicadade

Mitose e Meiose na Gametogênese

Meiose e Mitose na Gametogênese

Para um bom entendimento sobre Gametogênese, é fundamental compreender o processo de Mitose e Meiose e como cada uma delas funcionam.

Mitose e meiose fazem parte do desenvolvimento de reprodução celular que ocorrem nos seres vivos. Elas criam células que servirão para os mais diferentes objetivos biológicos. Na mitose, as células são idênticas a sua célula mãe. Já na meiose, quatro células-filhas são criadas com metade do material genético vindo da célula-mãe.

continua depois da publicadade

Mitose

Processo de Mitose

Mitose é um método em que as células eucarióticas têm seus cromossomos divididos entre duas células menores.

Os seres vivos eucariontes, entre eles o ser humano, realizam a mitose de forma contínua, desde o nascimento até a morte.

Esse processo acontece dentro das células somáticas, ou seja, aquelas responsáveis pela formação de tecidos e órgãos nos organismos multicelulares, entre eles os tecidos do corpo humano e os órgãos do corpo humano. Deste modo, a mitose é importante para:

  • O crescimento e regeneração de tecidos;
  • A cicatrização;
  • A formação de gametas em vegetais;
  • As divisões do zigoto durante o desenvolvimento embrionário.

A mitose tem quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

continua depois da publicadade

Meiose

Processo de Meiose

Meiose o processo de divisão celular que acontece na formação dos gametas, o qual reduz o número de cromossomos. Dessa forma, uma célula-mãe diploide consegue originar 4 células-filhas haploides.

Na formação dos gametas acontece um tipo de divisão celular. O número de cromossomo nas células-filhas é reduzido pela metade.

O processo acontece a partir de duas etapas de divisões consecutivas, gerando quatro células:

Meiose I: etapa de redução – o número de cromossomos diminui pela metade;

Meiose II: etapa equacional – o número de cromossomos nas células que se dividem é mantido nas células formadas.

A meiose ocorre quando as células entram em fase de reprodução, meio fundamental para que os gametas e esporos sejam formados e para a divisão do zigoto.

continua depois da publicadade

Espermatogênese e Ovogênese na Gametogênese

Espermatogênese e Ovogênese na Gametogênese

A espermatogênese é o método que leva à formação dos espermatozoides. Este processo ocorre no interior dos testículos, nos chamados tubos seminíferos, e inicia-se na puberdade, influenciado pelo hormônio testosterona.

Já a Ovogênese é o processo de produção de gametas femininos, inicia-se ainda durante a vida uterina e leva à formação do ovócito maduro (óvulo). Ocorre no interior dos ovários e demora anos para se completar. Os ovócitos imaturos iniciam seu desenvolvimento ainda na fase embrionária, porém seu completo desenvolvimento ocorre apenas na puberdade, quando o ovócito secundário é liberado (ovulação).

continua depois da publicadade

Diferenças entre espermatogênese e ovogênese:

Existem três diferenças básicas entre os processos de espermatogênese e ovogênese. Veja na tabela abaixo:

Espermatogênese

  • Os quatro produtos da meiose formam gametas maduros;
  • A produção dos gametas maduros ocorre a partir da puberdade e segue durante toda a vida adulta;
  • A produção dos gametas maduros acontece em sequência contínua.

Ovogênese

  • O processo de citocinese é desigual e ao final formará apenas uma grande célula. As outras, menores e denominadas corpúsculos polares, degeneram-se;
  • A produção de gametas maduros encerra-se na menopausa, ou seja, por volta dos 50 anos;
  • A produção do gameta maduro apresenta uma sequência com grandes períodos de interrupções.
continua depois da publicadade

REFERÊNCIAS

SILVA. Cleo. “O Que É Gametogênese?”. Descomplica, 2020. Disponível em: https://descomplica.com.br/blog/materiais-de-estudo/biologia/o-que-e-gametogenese/. Acesso em 18 de novembro de 2020.
Moore KL, Persaud TVN. Embriologia clínica. 8a ed. Rio de Janeiro (RJ): Elsevier; 2008.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “Gametogênese”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/gametogenese.htm. Acesso em 18 de novembro de 2020.
Sem autor. “A fecundação humana - o que é mitose e meiose?”. Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP. Disponível em: http://ead.hemocentro.fmrp.usp.br/joomla/index.php/programa/adote-um-cientista/134-a-fecundacao-no-homem. Acesso em 18 de novembro de 2020.
O’Rahilly R, Müller F. Embriologia & teratologia humanas. 3a ed. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan; 2005.
SANTOS, Helivania Sardinha dos. “Gametogênese: o que é, tipos e exercícios”; Biologia Net. Disponível em: https://www.biologianet.com/embriologia-reproducao-humana/gametogenese.htm. Acesso em 18 de novembro de 2020.
Schoenwolf GC, Bleyl SB, Brauer PR, Francis-West PH. Larsen’s human embryology. 4th ed. Philadelphia: Churchill & Livingston; 2008.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “Gametogênese”; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/gametogenese.htm. Acesso em 18 de novembro de 2020.
"Gametogênese" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 18/11/2020 às 22:53. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/nucleo15.php. Acesso em 18 de novembro de 2020.
MORAES, Paula Louredo. “Gametogênese, a formação dos gametas”; Prepara Enem. Disponível em: https://www.preparaenem.com/biologia/gametogenese.htm. Acesso em 18 de novembro de 2020.
Moore KL, Persaud TVN. The developing human: clinically oriented embryology. 7th ed. Philadelphia: WB Saunders; 2003.
Sem autor. “Mitose e meiose: tudo sobre os processos de divisão celular”; Stoodi. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/biologia/mitose-e-meiose/. Acesso em 18 de novembro de 2020.

Gostou do post do Bioência?
Não deixe de compartilhar com seus colegas de estudos e/ou de profissão.

Siga nossas redes sociais:

Forte abraço! 😉

Por Aurélio Paz da Luz

Idealizador do projeto Bioência em 2010. Graduado em Sistemas para Internet pela Faculdade de Tecnologia São Mateus. Graduação incompleta em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Lucas, mas dando continuidade na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente trabalha com Webdesing e Marketing de Conteúdo. Especialista em SEO (Search Engine Optimization).

Email Facebook Twitter Instagram Website