Reino Animal (Animalia): Introdução, Reprodução, Alimentação e mais

Reino biológico constituído por seres multicelulares

Reino Animal (Animalia): Introdução, Reprodução, Alimentação e mais

O Reino Animal, também chamado de Reino Animália, é composto por seres multicelulares, eucariontes e heterotróficos. Essa última característica indica que o animal não consegue produzir seu próprio alimento. Eles se nutrem de alimentos do meio em que vivem.

O Reino Animal é dividido em dois grupos principais: os vertebrados, que são os seres vivos que possuem vértebras, coluna dorsal e crânio; os seres invertebrados que não possuem vértebras também são pluricelulares, mas não possuem parede celular.

Reino Animal e Reprodução

A reprodução dos animais vertebrados é feita de forma sexuada, isto é, encontro do gameta masculino, que nesse caso é o espermatozoide, com o gameta feminino, o óvulo.

Nos casos de animais hermafroditas a reprodução pode acontecer por autofecundação. Já os seres invertebrados, geralmente se reproduzem de forma assexuada.

No Reino Animal, o nascimento e desenvolvimento pode ocorrer também por meio de ovos (animais ovíparos), assim como também acontece dentro do corpo de um dos pais, geralmente na fêmea (animais vivíparos).

Características do Reino Animal

Como citado acima, o Reino Animal é caracterizado por seres eucariontes, ou seja, o seu núcleo celular é envolvido por uma membrana. O organismo dos animais é pluricelular, formado por muitas células com funções diferentes; e heterotróficos (não produzem seu próprio alimento).

Por conta disso, os animais acabam se nutrindo de outros seres vivos, não necessariamente de outros animais.

No Reino Animal a respiração celular dos seres vivos é aeróbica, pois necessitam do oxigênio retirado do ar ou da água. Além disso, são providos de uma estrutura denominada blástula que surge ainda no período da fase embrionária depois que o zigoto é formado. Também apresentam uma cavidade embrionária existente nos seres vertebrados chamada de celoma.

O grupo dos vertebrados do Reino Animal

Os animais que pertencem ao grupo dos vertebrados vivem em quase todos os ambientes do planeta.

São caracterizados por terem coluna vertebral e medula óssea. Essa classe pertence ao filo dos cordados.

Os animais cordados sã divididos em 5 classes: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Anfíbios

Os anfíbios, na fase larval, possuem respiração branquial e são dependentes da água. Ao passar do período da metamorfose (levando-os à vida adulta) adquirem a respiração pulmonar. Sapo, salamandra, perereca e rã são exemplos dessa espécie.

Aves

É a única espécie de animais que apresenta penas em todo o corpo coberto.

Embora as aves possuam asas, não são todas que podem voar. Possuem respiração pulmonar e são seres homeotérmicos, ou seja, conseguem regular a temperatura do próprio corpo. São alguns exemplos de aves conhecidas: águia, pinguim, coruja, cisne, tucano papagaio.

Mamíferos

Nesse grupo as fêmeas da espécie alimentam seus filhotes através das glândulas mamárias.

Eles também são homeotérmicos e sua respiração dá-se pelos pulmões. Exemplos de mamíferos: homem, cachorro, baleia, onça, raposa, elefante, macaco, urso, etc.

Peixes

O corpo dos peixes são cobertos por escamas e sua respiração é feita através dos brônquios, isto é, necessitam do oxigênio presente na água.

Diferente das aves, os peixes são pecilotérmicos, quer dizer, não são capazes de controlar a temperatura do corpo. Exemplos: tubarão, bacalhau, peixe-espada, atum, arraia, etc. Uma importante curiosidade: existem em média 26 mil espécies de peixes ósseos no planeta.

Répteis

Nesse grupo a respiração ocorre pelos pulmões. Seus corpos são revestidos por escamas ou por uma casca. Esses animais podem viver na água ou na terra. Assim como os peixes, eles são pecilotérmicos. Exemplos: jacaré, serpente e tartaruga.

Grupo dos invertebrados do Reino Animal

Os animais invertebrados são multicelulares e desprovidos de parede celular. Por sua grande diversidade, o Guia Estudo trouxe os principais filos. Confira abaixo:

Anelídeos

Os anelídeos apresentam um corpo cilíndrico, alongado e com anéis. Esses animais vivem em ambientes úmidos na terra ou nas águas salgadas e doces. Sua reprodução dá-se de forma sexuada ou assexuada. São exemplos dessa espécie: minhocas e sanguessugas.

Artrópodes

Esse grupo do Reino Animal é o maior na categoria de filos invertebrados. Representa mais de 70% das espécies animais conhecidas.

Todos possuem corpos segmentados e apresentam um exoesqueleto de quitina. Os artrópodes possuem uma característica bem interessante: precisam trocar o seu exoesqueleto para crescer. O nome desse processo se chama de muda ou ecdise.

Essa classe é subdividida em quatro grupos. Confira abaixo:

  • Aracnídeos: representado pelas aranhas, escorpiões, carrapatos.
  • Crustáceos: caranguejos, lagostas e camarões são exemplos de animais artrópodes.
  • Insetos: é o maior grupo de todo reino animal. Exemplos: borboletas, moscas, mosquitos, abelhas.
  • Miriápodes: lacraias e centopeias representam.

Cnidários

Os cnidários vivem em água doce ou salgada. Alguns seres vivos dessa espécie conseguem se locomover, outros não, chamados de sésseis.

Exemplos: medusas, águas-vivas, anêmonas-do-mar, corais, etc.

Equinodermos

São animais que vivem no mar, apresentam um exoesqueleto calcário (carbonato de cálcio) e possuem um sistema hidrovascular, próprio desses organismos, que consiste em um conjunto de estruturas que permite a locomoção dessa espécie na busca pelo alimento e na sua percepção tátil.

Além disso, seus corpos possuem cinco lados iguais. Exemplos: estrelas-do-mar e ouriços-do-mar.

Moluscos

Seu corpo com estrutura mole é protegido por uma concha, que pode ser interna ou externa. Esses animais vivem na água doce ou salgada ou locais com terras úmidas. Exemplos: ostras, mexilhões, lulas, lesmas, etc.

Nematelmintos

A estrutura do seu corpo é em formato cilíndrico. Atuam como parasitas ou vivem livremente tanto em humanos quanto em plantas. Exemplo: ancylostoma duodenale, ascaris lumbricoides.

Platelmintos

Os platelmintos são animais com corpo achatado e vivem como parasitas ou livremente assim como os nematelmintos. Exemplos: tênias e planárias.

Poríferos

Animais de água doce ou salgada, não possuem órgãos e são sésseis (não têm capacidade de locomoção).

Alimentam-se por filtração, bombeando a água através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento nas suas células. Além disso, sua reprodução pode ser tanto assexuada quanto sexuada. Exemplo: esponjas do mar, esponjas calcárias, esponjas-de-vidro, etc.

Agora que você já está fera no Reino Animal, sugiro ver todo o conteúdo da nossa sessão de Zoologia.

Referência

MENDES, Maria. Reino Animal; Guia Estudo. Disponível em < https://www.guiaestudo.com.br/reino-animal >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 14:56.


Siga nossa instagram: @bioencia.

Curta nossa fanpage: @bioencia.

Siga nosso Twitter: @bioencia.

Assine nosso canal no Telegram.

← voltar a página inicial.

Por Aurélio Paz

Idealizador do projeto Bioência em 2010. Graduado em Sistemas para Internet pela Faculdade de Tecnologia São Mateus. Graduação incompleta em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Lucas, mas dando continuidade na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente trabalha com Webdesing e Marketing de Conteúdo. Especialista em SEO (Search Engine Optimization).

Email Facebook Twitter Instagram Website


Seja o primeiro a colaborar

Deixe seu comentário!

Informe seu nome
Informe seu email